Login

Lost your password?
Don't have an account? Sign Up

A importância da correção do solo

Correção de solo tem como objetivo principal estabelecer o equilíbrio do mesmo, de forma que as plantas se desenvolvam de modo saudável, evitando a presença de pragas e doenças, impactando em aumento da produtividade do plantio.
Por questões geológicas, os solos brasileiros tendem a ser mais ácidos, ou seja, apresentam maior quantidade de íons, principalmente o hidrogênio (H), que nem sempre são ideais para o desenvolvimento de uma determinada cultura, como a do mogno africano.
Processos climáticos ou até mesmo químicos podem alterar a configuração dos nutrientes presentes na terra. Para identificar o grau de equilíbrio entre eles é recomendado analisar o solo para avaliação da sua fertilidade.
Por meio da análise de solo pode-se saber como está a saúde da terra. Assim, é preciso um estudo prévio e um bom planejamento antes de realizar as correções e o plantio. As quantidades de adubo e calcário variam de acordo com o resultado da análise, sendo indicado procurar um profissional qualificado como engenheiro agrônomo ou engenheiro florestal para orientação dos procedimentos necessários para a correção da área.
Fonte: https://www.ibflorestas.org.br

Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram