Login

Lost your password?
Don't have an account? Sign Up

Como coletar uma amostra do solo.

Para coletar uma amostra é indicado utilizar o método zigue-zague, no qual a área é dividida empiricamente em lotes homogêneos de até 10 hectares cada. São selecionados lotes que apresentam a mesma posição topográfica, cor do solo, textura, cultura ou vegetação anterior, adubação e calagem anterior, por exemplo.
Como coletar solo:
Após mapeado os lotes, percorra as áreas em zigue-zague retirando com um trado (ou pá) entre 8 e 12 amostras de solo de cada lote na profundidade de 0 a 20 cm e de 0 a 40 cm de profundidade. Evite sempre coletar amostras próximas a barracões, área de armazenagem de adubos, estradas, formigueiros ou cupinzeiros ou que contenham muitas fezes de animais.
Cada amostragem deverá ser armazenada em um recipiente limpo e separado de acordo com a profundidade da amostra coletada.
Depois de coletadas todas as amostras, misture cada uma delas em seu respectivo recipiente. Retire uma amostra final dessa mistura com cerca de 500 gramas de solo e insira em um saquinho plástico com etiqueta contendo as informações sobre a amostra e encaminhe a um laboratório especializado.
Também deve-se atentar em relação ao período em que será coletada tal amostra. É recomendado que a análise seja feita entre 90 a 120 dias antes do plantio e de preferência no final da estação de chuvas. Este intervalo é indicado para seja possível a aplicação de correção de acidez (calagem ou gessagem) e de fertilidade (adubação), evitando a queima das mudas ou sementes.
Fonte: https://www.ibflorestas.org.br

Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram